Xantelasma
O QUE É ?
Xantelasma (ou xanteloma) é uma doença dermatológica caracterizada pelo aparecimento de bolsas amareladas ligeiramente salientes, situadas nas pálpebras. O xantelasma não é propriamente uma doença em si, mas a manifestação de um distúrbio no metabolismo.
CAUSAS
As bolsas que aparecem nas pálpebras são constituídas por depósitos de colesterol e lipídeos e podem estar ligadas a alterações dos lipídeos sanguíneos ou a alterações locais do metabolismo de gorduras, propiciados pelo diabetes, cirrose, doenças do metabolismo e alguns tipos de câncer. Sabe-se que os níveis elevados decolesterol levam os macrófagos a agir, acumulando gorduras em seu interior. Curiosamente em até dois terços dos pacientes os valores de colesterol sanguíneo podem estar normais. Os macrófagos literalmente engolem agordura excedente nos tecidos e não conseguem eliminá-la e se transformam em células cheias de gordura, que se acumulam na superfície da pele.
SINAIS E SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas do xantelasma são lesões planas ou ligeiramente salientes, amareladas, de até 7,5 cm de diâmetro, de consistência mais firme que a pele normal. São caracteristicamente macias à palpação e possuem coloração amarela ou castanha e bordas bem definidas. Essas lesões não geram sintomas, causando um incômodo apenas estético ou em decorrência de sua localização como, por exemplo, atrapalhando a visão. Embora as lesões possam aparecer em qualquer região do corpo, depois das pálpebras elas são mais frequentes nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés e nádegas.
FATORES PREDISPONENTES
Os xantelasmas são mais comuns em mulheres e tendem a aumentar com a idade.
EPIDEMIOLOGIA
50% dos indivíduos são normolipidêmicos na maioria das vezes, isto é, definidos inicialmente como tendo níveis normais de colesterol e triglicérides. Além disso, o xantelasma ocorre mais em diabéticos do que na população normal.
PREVENÇÃO
O controle das taxas sanguíneas de lipídeos no sangue (como o colesterol e os triglicérides) e das demais enfermidades de base (diabetes, hiperlipidêmica, cirrose etc.) ajuda a reduzir o surgimento de xantelasmas.
FONTES E REFERÊNCIA
http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/529379/xantelasma+o+que+e+quais+sao+as+causas+e+os+sintomas+como+o+medico+diagnostica+e+trata+existem+complicacoes+como+prevenir.htm
http://www.saudevisual.com.br/noticias/381-xantelasma