Pitiríase
O QUE É ?
Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas. Existem três tipos de ptiriase:
CAUSAS
A causa exata da pitiríase rósea não é clara, embora haja alguns indícios de que a erupção pode ser desencadeada por uma infecção viral, especialmente por certas estirpes do vírus do herpes. Acredita-se que, apesar disso, a pitiríase rósea não seja contagiosa.
SINAIS E SINTOMAS
Pitiríase Alba: são manchas brancas e ásperas com descamação fina, de causa desconhecida, que afetam pessoas alérgicas, e evoluem para manchas hipocrômicas, ou seja, com pouca ou nenhuma pigmentação, na face, braços e tronco. Em geral, estão relacionadas com o ressecamento da pele.
Pitiríase versicolor: manchas amarelas e acastanhadas que parecem brancas por causa do contraste que estabelecem com a pele da face, tronco, pescoço e braços escurecidos pelo sol. É uma doença não contagiosa, que piora sob a ação do sol, causada pelo Malasseziafurfur. Esse fungo habita normalmente a pele dos seres humanos e é responsável pela alta taxa de recorrência da infecção .
Pitiríase rósea de Gilbert: de causa desconhecida, caracteriza-se por erupção aguda. Inicialmente, aparece uma placa única (chamada precursora ou mestra), autolimitada, ao redor da qual surgem placas menores, que se distribuem principalmente pelo tronco, braços e coxas. Adolescentes e adultos jovens de pele morena são mais suscetíveis a essa doença.
Inicialmente, aparece uma placa única, autolimitada. Ao redor dela, depois, surgem placas menores, que se distribuem principalmente pelo tronco, braços e coxas.
Geralmente, essas manchas duram de quatro a oito semanas e são assintomáticas. Os sintomas podem desaparecer em três dias, mas também podem durar até 12 semanas. As manchas podem:
- Ser rosadas ou de cor vermelho pálido
- Ter forma oval
- Ser escamosas
- Coçar
FATORES PREDISPONENTES Sua prevalência estimada na população em geral está entre 0,13 e 0,14%.No Brasil, estima-se que esteja por volta de 0,39%.
EPIDEMIOLOGIA Da mesma forma, esse tipo de pitiríase parece ser mais comum em pessoas do sexo feminino do que do sexo masculino. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis a essa doença, assim como pessoas de pele morena.
PREVENÇÃO Não há formas conhecidas para se prevenir pitiríase rósea.
FONTES E REFERÊNCIA
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pitiriase-rosea
http://drauziovarella.com.br/letras/p/ptiriase/