Alopécia Androgenética
O QUE É ?
Alopécia Androgenética é resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos (testosterona) que começam a serem produzidos na adolescência. Atingido o couro cabeludo de clientes com tendência genética, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5 alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT).
É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento do cabelo, ao decorrer final ocorrerá o processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície.
CAUSAS
Herança Genética.
SINAIS E SINTOMAS
Início entradas ou vértex (coroa).
Evolução progressiva e crônica.
Há redução da auto-estima pessoal em 60% das pessoas afetadas.
Ocorre a partir dos 20 anos, podendo iniciar mais cedo.
FATORES PREDISPONENTES
Manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente. Esta herança pode vir do lado do pai ou da mãe, porém quem carrega o DNA é a mãe.
EPIDEMIOLOGIA
25% Homens com 25 – 35 anos;
40% Homens com 40 anos;
50% Homens com 50 anos;
15 - 25% Mulheres (sem dado de idade) devido ao equilíbrio hormonal.
PREVENÇÃO
Apesar de existir o fator hereditário, nem todo indivíduo com predisposição à alopécia está obrigatoriamente a manifestá-la.Verificando a tendência à alopécia a partir do histórico familiar, pode-se dar início a um tratamento preventivo devidamente recomendado por um especialista da área o dermatologista. Quanto mais cedo se der a realização do diagnóstico da predisposição à alopecia e a sua adesão ao correto tratamento, tanto maiores as possibilidades de êxito no combate à futura alopécia.
FONTES E REFERÊNCIA
http://institutocapilardabahia.com/alopecia/alopecia-androgenetica/
http://centrodemedicinacapilar.com.br/tag/queda-de-cabelo/
http://medicinaemcasa.com/alopecia-androgenetica/
http://www.dhi.pt/blog/2015/6/5/alopecia-androgenetica-ou-calvicie-comum