Aderência Cirurgica
O QUE É ?
Aderência é uma faixa de tecido que une dois tecidos do seu corpo, como se fosse uma cicatriz. Uma aderência pode se parecer com um filme plástico ou bandagens muito fibrosas.
A aderência acontece por uma resposta de nosso organismo a fatores como cirurgia, infecção, trauma ou radiação. Elas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas são mais comuns no estômago, pélvis e coração.
Uma vez formadas, as aderências ficam mais rígidas com o passar do tempo, podendo aumentar de tamanho. Nesses casos, a aderência pode causar alterações no órgão afetado, alterando sua função.
CAUSAS
As aderências podem acontecer como uma reação do corpo para reparar algum dano. Por isso é comum ela ocorrer após uma cirurgia, infecção ou trauma. Em alguns casos, as células do corpo responsáveis por reparar os tecidos não fazem diferença entre um órgão e outro. Se um órgão passa por reparos e entra em contato com outro tecido ou então outra parte de si mesmo, a cicatriz pode ligar as duas superfícies.
SINAIS E SINTOMAS
Normalmente, as aderências não apresentam sintomas. Mas, dependendo do local em que a aderência ocorre, pode afetar nervos e causar alguns sintomas.
- Adesões acima do fígado podem causar dor ao respirar profundamente
- Aderências intestinais podem causar dor durante exercícios ou alongamento
- Aderências envolvendo a vagina ou útero podem causar dor durante a relação sexual
- Aderências pericárdicas pode causar dor no peito.
É importante observar que nem toda a dor nesses locais é causada por adesões e nem todas as aderências causam dor.
Uma aderência que causa obstrução intestinal é uma emergência cirúrgica. Os primeiros sintomas são dor e vômito após comer. O vômito muitas vezes alivia a dor. O estômago pode inchar, com aumento de gases e fezes amolecidas.
PREVENÇÃO
Algumas medidas podem ser tomadas pela equipe médica durante uma cirurgia para evitar a formtação de aderências. Como:
- Redução do tempo cirúrgico
- Manter os tecidos úmidos durante a cirurgia
- Manuseio suave de quaisquer tecidos ou órgãos.
Vários produtos têm sido desenvolvidos para tentar ajudar a prevenir a formação de aderências durante a cirurgia. Converse com o médico ou médica sobre essa possibilidade.
FONTES E REFERÊNCIA
Revisado por: Emerson de Andrade Lima, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM-PE: 12721)
Ministério da Saúde
Clínica Mayo
Manual Merck
American AcademyofEmergency Medicine
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aderencia