top of page

Alcantose Nigricans

O QUE É ?

Condição dermatológica caracterizada pelo escurecimento da pele das dobras do corpo e pregas cutâneas, que se torna espessa e aveludada. Embora possa ocorrer em qualquer local da superfície corpórea, a área mais atingida é a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, superfícies flexoras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.

CAUSAS

As principais causas são as endocrinopatias: a obesidade é o distúrbio mais comum, frequentemente associado ao hiperinsulinismo, à diabetes mellitus e à resistência à insulina.

SINAIS E SINTOMAS

A acantose nigricante evolui lentamente provocando o escurecimento progressivo das áreas afetadas e as lesões não são acompanhadas de qualquer outro sintoma.

FATORES PREDISPONENTES

- Pré-diabetes ou diabetes;

- Reações a medicamentos: anticoncepcionais hormonais, corticosteróides sistêmicos, entre outros;

- Doenças hormonais: síndrome do ovário policístico, doenças da tireóide e doenças das glândulas adrenais;

- Câncer, especialmente de estômago, colon ou fígado, principalmente quando o início for muito rápido.

EPIDEMIOLOGIA

Sem dados estatísticos que relatem sua prevalência.

PREVENÇÃO

Certas acantoses possuem origem congênita, nestes casos não há muito o que se fazer. Basicamente, é importante consultar com frequência um médico especialista para que a saúde de sua pele esteja sempre monitorada. Casos na família também devem servir como um fator preocupante. Existindo parentes com tal disfunção realize exames de rotina e cuide do seu corpo. A obesidade, por exemplo, é uma das principais condições que leva a pessoa a desenvolver acantose nigricans. Portanto, mantenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos. O sedentarismo é algo que deve ser evitado por todos.

Alguns medicamentos, como hormônios de crescimento e pílulas anticoncepcionais, também podem acabar provocando estas lesões na pele. Fique atento a este fato e diante de qualquer evidência converse com um profissional.

FONTES E REFERÊNCIA

Schmidt MI, Watson RL, Duncan BB, Metcalf P, Brancati FL, Sharrett R, Davis CE, Heirs G. Clustering of dyslipidemia, hiperuricemia, diabetes and hypertension and its association with fasting insulin and central and overall obesity in a general population. Metabolism Clin


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page