Rinofima
O QUE É ?
É uma condição que acomete o nariz, tornando-o inchado e bulboso. A condição também é conhecida como elefantíase nasal e é geralmente o resultado de um aumento desproporcional do tecido conjuntivo. O termo rinofima vem do grego, sendo que rhis significa nariz e phyma significa crescimento. As quatro formas mais comuns da doença são: glandular, fibrosa, fibroangiomatosa e actínica. A primeira forma, a glandular, gera uma expansão assimétrica no nariz, deixando-o com tamanhos variados. Já a fibrosa provoca hiperplasia difusa tanto das glândulas sebáceas como do tecido conjuntivo. A forma fibrioangiomatosa deixa o nariz aumentado e com uma coloração avermelhada. Por fim, a actínica provoca o surgimento de massas nodulares, deixando o nariz com aspecto bem distorcido.
CAUSAS
Há um tempo, acreditava-se que o rinofima estava relacionado somente ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Hoje em dia, sabe-se que a condição pode afetar tanto alcoólatras como não alcoólatras.Mais frequente entre o sexo masculino do que entre o sexo feminino, especialmente em indivíduos de meia-idade, o rinofima pode ser ocasionado por estresse e pelo consumo exagerado de café ou de álcool, por exemplo. A elefantíase nasal, como também é conhecida a condição, é um estágio adiantado de acne rosácea e provoca consideráveis alterações histológicas na pele presente no nariz.
SINAIS E SINTOMAS
Apesar de poder ser basicamente dividido em quatro tipos diferentes, o rinofima dá aos indivíduos um aspecto bem singular. O nariz fica disforme e com massas lobuladas de coloração rósea. Sobre a região ocorre dilatação vascular e as glândulas sebáceas ficam hipertrofiadas e hiperplasiadas, principalmente na ponta do nariz.O incômodo estético é grande, pois o nariz fica consideravelmente inchado e disforme. Geralmente, diante dos primeiros sintomas as pessoas já procuram por ajuda médica, com o intuito de interromper e de reverter a condição. É necessário ter atenção, pois em alguns casos pode haver progressão para uma malignização, como carcinoma basocelular.
FATORES PREDISPONENTES
Exposição excessiva ao sol, cafeína, alimentos condimentados, alimentos e bebidas quentes, calor, álcool, seborreia, uso tópico corticosteroides e doenças de Parkinson subjacentes.
EPIDEMIOLOGIA
Incidência comum entre idade de 30 à 50 anos para sexo feminino e masculino, mais comum em indivíduos de pele clara.
PREVENÇÃO
Redução ou eliminação dos fatores exacerbantes e evitar sol.
FONTES E REFERÊNCIA
http://www.saudemedicina.com/rinofima/