Millium
O QUE É ?
O milium é um pequeno cisto epidérmico que está localizado na região superficial da pele. Seu conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.
CAUSAS
O milium resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética ou ao processo de cicatrização local. Por isso mesmo, ele pode aparecer em cicatrizes, após tratamentos de dermoabrasão (em que a pele é lixada e desgastada) ou mesmo tratamentos usando laser.
SINAIS E SINTOMAS
Cistos esbranquiçados, como pérolas, na pele, normalmente nas bochechas, nariz,região orbicular dos olhos e queixo.
FATORES PREDISPONENTES
Qualquer pessoa pode desenvolver os cistos sebáceos, porém existem, alguns fatores que podem desencadear o surgimento do caroço:Puberdade – eles raramente aparecem antes da puberdade;Sexo masculino – os homens são os mais propensos a ter o cisto sebáceo;História de acne – pessoas que apresentam um quadro mais grave de acne tem predisposição a cistos sebáceos;Exposição ao sol – o cisto millium pode aparecer em homens e mulheres que ficam expostos ao sol por muito tempo;Lesões na pele – qualquer trauma ou inflamação na pele pode aumentar o risco de um cisto sebáceo se desenvolver.
EPIDEMIOLOGIA
Milium primário: Ocorre geralmente nos recém-nascido, na região nasal e facial. Consideram-se o aparecimento normal e existem em 50% dos recém-nascidos. Em recém-nascidos, esses cistos geralmente desaparecem espontaneamente dentro de alguns dias.
PREVENÇÃO
Não existe uma forma de prevenir o aparecimento de milium na pele.
FONTES E REFERÊNCIA
Revisado por: Dra. Selma Helene, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – CRM: 56736 / Ministério da Saúde /Sociedade Brasileira de Dermatologia