Impetigo
O QUE É ?
Impetigo é uma infecção bacteriana comum que atinge as camadas superficiais da pele.
CAUSAS
O impetigo é causado por uma bactéria, o Staphylococcus aureus, o Streptococcus pyogenes, ou, ainda, ambos. Uma pessoa pode adquirir a doença quando for exposta à bactéria principalmente quando entra em contato com feridas de alguém que já está infectado 1ou quando entrou em contato direto com itens compartilhados como roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos.
SINAIS E SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas de impetigo são:Uma ou mais pústulas com pus que facilmente estouram. Em crianças, a pele é avermelhada com aspecto machucado, principalmente onde houve rompimento da pústulaPústulas que coçam, preenchidas com um líquido amareladoVazamento de pus e formação de crostasErupções cutâneas que pode começar com um único ponto, mas espalhar-se para outras áreas conforme a pessoa coçaLesões de pele no rosto, lábios, braços ou pernas, que se espalham para outras áreas do corpoNódulos linfáticos inchados próximos ao local de infecção.
FATORES PREDISPONENTES
São condições predisponentes o calor, a umidade acentuada, higiene precária, diátese atópica e trauma cutâneo. A colonização nasal, axilar, faríngea e ou perineal pelo S. aureus favorece e aumenta o risco de se desenvolver impetigo. Os fatores que aumentam o risco de impetigo incluem:Embora qualquer um possa desenvolver impetigo, a doença ocorre mais comumente em crianças dos dois aos seis anos de idadeImpetigo se espalha facilmente em escolas, ambientes infantis e outros locais fechados e lotadosClima quente e úmido, comum em estações quentes do ano, facilita a transmissão da bactériaLesões na pele causadas por mordidas, picadas de inseto e outros tipos de feridas também podem facilitar a ocorrência da infecçãoIdosos e as pessoas com diabetes ou um sistema imunológico comprometido são mais propensos a desenvolver impetigo e algumas de suas complicações.
EPIDEMIOLOGIA
Universalmente distribuído, o impetigo é a infecção cutânea bacteriana mais comum na infância. É extremamente contagioso, disseminando – se rapidamente pelo contato interpessoal, embora o contágio por fômites já tenha sido relatado. O pico de incidência ocorre nos meses de verão e outono. Comunente,adultos adquirem o impetigo por meio do contato íntimo com a criança infectada.
PREVENÇÃO
Previna a propagação da infecção:Se você tem impetigo, use sempre uma esponja e uma toalha limpa. Troqueas todos os dias, se necessário forNão compartilhe toalhas, roupas, lâminas de barbear ou outros produtos de cuidado pessoal com outros membros da famíliaLave suas mãos frequentemente após tocar a pele infectadaMantenha a pele limpa para evitar o contágio da infecção. Limpe bem pequenos cortes e escoriações com sabão e água limpa.
FONTES E REFERÊNCIA
Revisado por: Dra. Selma Helene, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – CRM: 56736 / Ministério da Saúde / Sociedade Brasileira de Dermatologia