Herpes
O QUE É ?
Herpes simples é uma infecção viral comum que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo.
CAUSAS
A herpes simples é causada pelos vírus da herpes humanos (HSV-1 e HSV-2). Eles podem ficar latentes na pele sem provocar lesões devido ao bom funcionamento do sistema imunológico do indivíduo.
SINAIS E SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas de herpes incluem: Pequenas bolhas, aftas ou úlceras geralmente na boca, nos lábios, nas gengivas ou nos genitaisNódulos linfáticos aumentados no pescoço ou na virilha (geralmente somente no momento inicial da infecção)Febre, especialmente durante o primeiro episódio de infecçãoLesões genitais ou mesmo orais podem começar com uma sensação de queimação ou formigamento.
FATORES PREDISPONENTES
Não há grupos de risco bem definidos para a doença, uma vez que a transmissão pode ocorrer através do contato com a saliva de um portador (através do beijo, uso do mesmo copo ou talher, etc).Pessoas com imunidade abalada têm mais chances de desenvolver a doença, como pacientes com HIV, pacientes em quimioterapia dentre outros. Fatores como exposição prolongada ao sol, estresse, frio intenso, cansaço, falta de sono ou qualquer outro fator que fragilize a imunidade também podem desencadear o aparecimento da doença.
EPIDEMIOLOGIA
São muito frequentes. Em regiões mais pobres, 60% das pessoas têm o HSV1, ainda que possam não ter tido sintomas. Estatisticamente, um quinto dos adultos terá herpes bucal e/ou genital, incluindo a Europa e os Estados Unidos.Dentistas e outros profissionais de saúde que lidam com fluidos bucais estão em risco de contrair infecção dolorosa dos dedos devido ao seu contacto com os doentes.
PREVENÇÃO
Evitar contato direto com uma lesão aberta reduz o risco de infecção. Pessoas com herpes na região genital devem evitar contato sexual enquanto houver lesões ativas. As pessoas com lesões da herpes ativas devem evitar, ainda, contato com recém-nascidos, crianças com eczema ou pessoas com sistema imunológico suprimido, pois eles compõem grupos de risco para doenças mais graves.
FONTES E REFERÊNCIA
Revisado por: Dra. Selma Helene, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – CRM: 56736 / Ministério da Saúde / Sociedade Brasileira de Dermatologia