Celulite ( HLDG )
O QUE É ?
A celulite é caracterizada pelo aspecto ondulado da pele e de algumas áreas do corpo. É uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis e nódulos, que se manifestam através de furinhos indesejados ou como “casca de laranja”.
CAUSAS
A causa não é plenamente conhecida.
A obesidade não é condição necessária para sua existência.
O excesso de gordura associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos linfáticos, acabarão formando a celulite.
SINAIS E SINTOMAS
Pele parecendo ter covinhas ou depressões, às vezes descrita como a casca de uma laranja. Em casos mais leves, pode ser vista apenas quando a pele é comprimida.
FATORES PREDISPONENTES
Idade (quanto mais velho, maior o risco), Histórico familiar, Cigarro, Excesso de peso, Sedentarismo, Hábitos alimentares inadequados, Pouca ingestão de líquidos, Estresse, Medicamentos e Gravidez.
EPIDEMIOLOGIA
Afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, embora as brancas sejam as mais afetadas. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer devido a algum desequilíbrio hormonal.
PREVENÇÃO
Manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, com controle de gorduras, açúcar e sal.
Ingerir muita água, evitar refrigerantes e/ou sucos concentrados.
Não fumar.
Realizar atividades físicas com regularidade.
FONTES E REFERÊNCIA
Profa. Dra. Ediléia Bagatin – Profa. Adjunta – Departamento de Dermatologia – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Revisado por: Valéria Campos, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Daniela Landim, dermatologista pós graduada em medicina estética - CRM 106025
Ana Cristina Cordeiro, esteticista, da Clínica Plastiké, no Rio de Janeiro
Carolina Marçon, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Natalia Cymrot, mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - CRM-SP 84332
Sociedade Brasileira de Dermatologia