Acrocórdon
O QUE É ?
Acrocórdon, também chamado de pólipo fibroepitelial, é um pequeno tumor de pele pedunculado. O acrocórdon não é, nem pode se transformar em câncer de pele. As principais localizações dos acrocórdons são as dobras de pele no pescoço, axilas, pálpebras, seios e virilha, causando um efeito estético indesejável. O atrito entre os acrocórdons e roupas ou jóias pode causar irritação.
CAUSAS
Geralmente, os acrocórdons surgem à medida que a pessoa envelhece, e são muito comuns em pessoas acima dos 60 anos. Esse tipo de lesão na pele pode ter um fator genético e é mais comum entre as mulheres. Também não é raro que os acrocórdons se desenvolvam após a gravidez.
SINAIS E SINTOMAS
No início, o acrocórdon se parece com um “carocinho” mole na pele. Com o tempo, ele vai crescendo e adquirindo a forma de uma bolinha presa à pele de coloração normal ou um pouco mais escura. Ao tocar no acrocórdon, ele se mexe facilmente para frente e para trás, sem dor, porém pode ficar irritado com o atrito. Caso o acrocórdon fique retorcido, um coágulo sanguíneo pode se formar em seu interior, deixando-o dolorido.
FATORES PREDISPONENTES
À gravidez (mais comum deles), À obesidade, À dislipidemia, À acromegalia, Aos pólipos intestinais (sintomáticos), Ao diabetes mellitus, À aterosclerose, A resistência periférica à insulina.
EPIDEMIOLOGIA
Estes são extremamente comuns na população adulta maior que 40 anos (46%), aumentando sua incidência entre os idosos (59% aos 70 anos). Apresentam componente familiar, mas o padrão genético de segregação não foi ainda definido, assim como os aspectos étnicos, não havendo predileção por gênero.
PREVENÇÃO
Não há como evitar os acrocórdons.
FONTES E REFERÊNCIA
http://www.medclick.com.br/saude/2014/08/acrocordon-polipo-fibroepitelial/